[Manutenção] Bob Long M-Tac
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[Manutenção] Bob Long M-Tac
Manter uma M-Tac em perfeito funcionamento (e de acordo com as indicações do fabricante) implica seguir o seguinte plano de manutenção:
- 5000 tiros: limpeza, inspecção e lubrificação de o-rings, limpeza e lubrificação do proficiency engine.
- 10.000 tiros: passos anteriores + limpeza, inspecção e lubrificação dos pistons de HPR e LPR.
- 20.000 tiros: passos anteriores + limpeza e lubrificação do o-ring do poppet.
No nosso caso, efectuamos a operação referente aos 10.000 tiros, com a decisão prévia de substituir todos os o-rings, pois esta M-Tac veio para as nossas mãos já “out-of-the-box”, uma vez que está muito dificil comprar estas peças.
Aqui está ela: A M-Tac! (nesta fota está com cano da TM7)
E aqui está o material usado, orings e mais orings comprados on-line em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], um site que aconselho vivamente pela forma rápida e atenciosa com que atendem e enviam o material. Um kit para 5 rebuilds custa 10$, ou seja mudar todos os orings deste marcador ficou por pouco mais de 1€!!! Mais cara foi a ferramenta de pressure test (48$), mas que é essencial para manter um fluxo de ar sempre ajustadinho, especialmente num marcador que funciona a 80 psi!!!! Isso mesmo...80! E nem por isso a chamaram de fenómeno, estão a entender-me?
Passo 1: tear down
O marcador é muito fácil de abrir, apenas com 2 medidas de parafusos e sempre a apertar/desapertar em aluminío. Rapidamente ficamos reduzidos a três peças onde vamos trabalhar: punho+receiver, engine e upper block.
Passo 2: manutenção do HPR
Retira-se o parafuso que segura o falso mag, e seguidamente o parafuso de ajuste de velocidade, este último é um “sem-fim” que ao ser retirado da mag permite extrair o piston HPR, que vamos limpar, mudar os orings e re-lubrificar.
)
Passo 3: manutenção do LPR
O piston LPR está preso ao upper block por quatro parafusos, e um tubinho que é a sonda de ar. Removem-se os parafusos e o tubinho de ar, e seguidamente saca-se a cabeça do LPR, que não é mais do que um grande parafuso cujo curso serve para afinar a pressão no piston.
Uma vez sacado o piston fora, limpa-se a câmara com um cotonete, substitui-se o oring e torna-se a lubrificar. Concluída a operação torna-se a montar tudo com o cuidado de não apertar a cabeça toda, pois assim não temos margem para afinar.
Passo 4: ajuste das pressões do LPR
Insere-se o pressure tester, na mesma posição em que entra o engine (com o cuidado de lubrificar os próprios orings do tester). Pressuriza-se o marcador, e acerta-se o HPR para um valor de 235 psi utilizando o parafuso de ajuste da velocidad e lendo no mostrador da esquerda do tester. Despressuriza-se o marcador, e torna-se a pressurizar para ajustar o LPR para 75psi, rodando a cabeça do piston e lendo as pressões no mostrador colocado na traseira da ferramenta.
Limpa-se o engine (que está cá fora, mas esqueci-me de fotografar, ver imagem 2), substitui-se os orings (6!!!!) e torna-se a montar com cuidado para não trincar os o-rings na janela que existe no upper block!
Monta-se o marcador...et voilá!
Parece o demónio a bufar!
Orings substituídos...
para completar o post sobre a manutenção da Bob Long M-Tac, falta o último trabalho a efectuar, e que se deve levar a cabo a cada 20.000 tiros (10 cx de bola).
Trata-se da limpeza e manutenção daquilo a que os americanos chamam o motor (neste modelo foi baptizado "proephency engine"), e que não é mais do que o conjunto poppet+bolt.
1. Remoção
Depois de abrir o marcador (separando a casca superior da inferior), é preciso desaparafusar um "sem-fim" que está colocado mesmo na traseira do engine, recomendo muita cautela nesta operação e sobretudo no re-aparafusamento, pois este parafuso é de aço e aperta directamente no corpo de aluminío, como fica um pouco à justa graças ao adaptador do stock, é fácil encavalitar o parafuso e moer o aluminío (mais macio).
2. Extracção
Retirado o parafuso, saca-se a totalidade do "engine" pela traseira do marcador, a operação é simples, o único cuidado suplementar é guiar com a mão os o-rings laterais que ao passar naquela abertura que o marcador tem nas cascas, tem tendência a trincar.
3.Componentes
Uma vez retirado, uma ideia assalta-vos o espírito: "onde é que eu já vi isto?". Isso mesmo o tal "phenomeno" que traz a flex valve, com extracção traseira, se calhar...humm...humm.
Bom, não interessa! De volta ao trabalho. Podem distinguir-se aqui 3 componentes claramente: o backblock, á esquerda; a câmara do poppet, ao centro; e o por fim o bolt no extremo direito.
4. Manutenção do Backblock
Separa-se o backblock, removendo três parafusos "sem-fim" que estão bem visíveis. Porém coloco aqui esta foto para chamar a atenção de um PORMAIOR, na parte superior (tendo o engine na mesma posição em que está no marcador) existem dois furinhos. Quando tornarem a montar o backblock é indispensável que respeitem esta posição, se os furos ficarem lateral ou inferiormente, o marcador não funciona.
De seguida limpa-se a peça, e inspecciona-se o o-ring que está no seu topo, é importante que esteja perfeito, pois é este que aguenta as trocas de pressão na câmara. No entanto como é apenas um o-ring destinado a garantir a estanquidade do ar (não é de fricção), se ele não tiver trincado (e não é suposto que esteja), basta limpar e re-lubrificar com doww55. A técnica de lubrificagem é sempre a mesma: não coloquem a massa directamente no o-ring, em vez disso encham a ranhura onde este assenta, uma vez colocado o o-ring a pressão faz o resto.
5. Manutenção do poppet
A operação mais complexa deste segmento, é retirar o bolt, uma vez que este está inserido no eixo através de uma ranhura (não tem qualquer parafuso) e é preciso um pouco de fé para acreditar que a nossa força manual vai retirar a cabeça do bolt, sem empenar o eixo. Se estiver dificíl (já me aconteceu) o segredo é calçar bem o eixo (por exemplo com uma peça de madeira), e com uma pequena peça metálica (ex. um pequeno escopro) bater nas abas da inserção do bolt. Se isto for muito para vocês...peçam ajuda. O excesso de voluntarismo pode empenar o eixo e deitar tudo a perder.
De seguida abre-se a câmara, desenroscando, e retira-se o poppet. Para além das evidentes limpezas e manutenção dos o-rings visíveis, chamo a atenção para quatro muito importantes (estes sim são de fricção, pelo que recomendo a sua substituição), um está debaixo do vedante branco de teflon, os outros dois estão nos extremos do cilindro (câmara) e é onde trabalha o poppet, olhem lá para dentro com calma, retirem-nos com mais calma ainda, e tornem-nos a por com mais paciência ainda.
O último está localizado no topo do poppet, e tem um diâmetro de parede tão fino que o melhor é mesmo mudá-lo.
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
6. Manutenção do bolt
Uma vez tornado a montar tudo, resta lubrificar os o-rings na cabeça do bolt. O trabalho é tão óbvio que nem poria aqui, mas há uma situação que vale a pena ter em conta: ao contrário de todo o marcador, e das suas dezenas de o-rings que são sempre lubrificados com massa dow55, estes dois o nosso amigo Bob recomenda que sejam com óleo...pois faça-se segundo a sua vontade!
Por fim, monta-se tudo e....MUITO IMPORTANTE: antes de colocar o engine de volta, insere-se o pressure tester e confirmam-se as pressões.
Bom Trabalho
- 5000 tiros: limpeza, inspecção e lubrificação de o-rings, limpeza e lubrificação do proficiency engine.
- 10.000 tiros: passos anteriores + limpeza, inspecção e lubrificação dos pistons de HPR e LPR.
- 20.000 tiros: passos anteriores + limpeza e lubrificação do o-ring do poppet.
No nosso caso, efectuamos a operação referente aos 10.000 tiros, com a decisão prévia de substituir todos os o-rings, pois esta M-Tac veio para as nossas mãos já “out-of-the-box”, uma vez que está muito dificil comprar estas peças.
Aqui está ela: A M-Tac! (nesta fota está com cano da TM7)
E aqui está o material usado, orings e mais orings comprados on-line em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], um site que aconselho vivamente pela forma rápida e atenciosa com que atendem e enviam o material. Um kit para 5 rebuilds custa 10$, ou seja mudar todos os orings deste marcador ficou por pouco mais de 1€!!! Mais cara foi a ferramenta de pressure test (48$), mas que é essencial para manter um fluxo de ar sempre ajustadinho, especialmente num marcador que funciona a 80 psi!!!! Isso mesmo...80! E nem por isso a chamaram de fenómeno, estão a entender-me?
Passo 1: tear down
O marcador é muito fácil de abrir, apenas com 2 medidas de parafusos e sempre a apertar/desapertar em aluminío. Rapidamente ficamos reduzidos a três peças onde vamos trabalhar: punho+receiver, engine e upper block.
Passo 2: manutenção do HPR
Retira-se o parafuso que segura o falso mag, e seguidamente o parafuso de ajuste de velocidade, este último é um “sem-fim” que ao ser retirado da mag permite extrair o piston HPR, que vamos limpar, mudar os orings e re-lubrificar.
)
Passo 3: manutenção do LPR
O piston LPR está preso ao upper block por quatro parafusos, e um tubinho que é a sonda de ar. Removem-se os parafusos e o tubinho de ar, e seguidamente saca-se a cabeça do LPR, que não é mais do que um grande parafuso cujo curso serve para afinar a pressão no piston.
Uma vez sacado o piston fora, limpa-se a câmara com um cotonete, substitui-se o oring e torna-se a lubrificar. Concluída a operação torna-se a montar tudo com o cuidado de não apertar a cabeça toda, pois assim não temos margem para afinar.
Passo 4: ajuste das pressões do LPR
Insere-se o pressure tester, na mesma posição em que entra o engine (com o cuidado de lubrificar os próprios orings do tester). Pressuriza-se o marcador, e acerta-se o HPR para um valor de 235 psi utilizando o parafuso de ajuste da velocidad e lendo no mostrador da esquerda do tester. Despressuriza-se o marcador, e torna-se a pressurizar para ajustar o LPR para 75psi, rodando a cabeça do piston e lendo as pressões no mostrador colocado na traseira da ferramenta.
Limpa-se o engine (que está cá fora, mas esqueci-me de fotografar, ver imagem 2), substitui-se os orings (6!!!!) e torna-se a montar com cuidado para não trincar os o-rings na janela que existe no upper block!
Monta-se o marcador...et voilá!
Parece o demónio a bufar!
Orings substituídos...
para completar o post sobre a manutenção da Bob Long M-Tac, falta o último trabalho a efectuar, e que se deve levar a cabo a cada 20.000 tiros (10 cx de bola).
Trata-se da limpeza e manutenção daquilo a que os americanos chamam o motor (neste modelo foi baptizado "proephency engine"), e que não é mais do que o conjunto poppet+bolt.
1. Remoção
Depois de abrir o marcador (separando a casca superior da inferior), é preciso desaparafusar um "sem-fim" que está colocado mesmo na traseira do engine, recomendo muita cautela nesta operação e sobretudo no re-aparafusamento, pois este parafuso é de aço e aperta directamente no corpo de aluminío, como fica um pouco à justa graças ao adaptador do stock, é fácil encavalitar o parafuso e moer o aluminío (mais macio).
2. Extracção
Retirado o parafuso, saca-se a totalidade do "engine" pela traseira do marcador, a operação é simples, o único cuidado suplementar é guiar com a mão os o-rings laterais que ao passar naquela abertura que o marcador tem nas cascas, tem tendência a trincar.
3.Componentes
Uma vez retirado, uma ideia assalta-vos o espírito: "onde é que eu já vi isto?". Isso mesmo o tal "phenomeno" que traz a flex valve, com extracção traseira, se calhar...humm...humm.
Bom, não interessa! De volta ao trabalho. Podem distinguir-se aqui 3 componentes claramente: o backblock, á esquerda; a câmara do poppet, ao centro; e o por fim o bolt no extremo direito.
4. Manutenção do Backblock
Separa-se o backblock, removendo três parafusos "sem-fim" que estão bem visíveis. Porém coloco aqui esta foto para chamar a atenção de um PORMAIOR, na parte superior (tendo o engine na mesma posição em que está no marcador) existem dois furinhos. Quando tornarem a montar o backblock é indispensável que respeitem esta posição, se os furos ficarem lateral ou inferiormente, o marcador não funciona.
De seguida limpa-se a peça, e inspecciona-se o o-ring que está no seu topo, é importante que esteja perfeito, pois é este que aguenta as trocas de pressão na câmara. No entanto como é apenas um o-ring destinado a garantir a estanquidade do ar (não é de fricção), se ele não tiver trincado (e não é suposto que esteja), basta limpar e re-lubrificar com doww55. A técnica de lubrificagem é sempre a mesma: não coloquem a massa directamente no o-ring, em vez disso encham a ranhura onde este assenta, uma vez colocado o o-ring a pressão faz o resto.
5. Manutenção do poppet
A operação mais complexa deste segmento, é retirar o bolt, uma vez que este está inserido no eixo através de uma ranhura (não tem qualquer parafuso) e é preciso um pouco de fé para acreditar que a nossa força manual vai retirar a cabeça do bolt, sem empenar o eixo. Se estiver dificíl (já me aconteceu) o segredo é calçar bem o eixo (por exemplo com uma peça de madeira), e com uma pequena peça metálica (ex. um pequeno escopro) bater nas abas da inserção do bolt. Se isto for muito para vocês...peçam ajuda. O excesso de voluntarismo pode empenar o eixo e deitar tudo a perder.
De seguida abre-se a câmara, desenroscando, e retira-se o poppet. Para além das evidentes limpezas e manutenção dos o-rings visíveis, chamo a atenção para quatro muito importantes (estes sim são de fricção, pelo que recomendo a sua substituição), um está debaixo do vedante branco de teflon, os outros dois estão nos extremos do cilindro (câmara) e é onde trabalha o poppet, olhem lá para dentro com calma, retirem-nos com mais calma ainda, e tornem-nos a por com mais paciência ainda.
O último está localizado no topo do poppet, e tem um diâmetro de parede tão fino que o melhor é mesmo mudá-lo.
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
6. Manutenção do bolt
Uma vez tornado a montar tudo, resta lubrificar os o-rings na cabeça do bolt. O trabalho é tão óbvio que nem poria aqui, mas há uma situação que vale a pena ter em conta: ao contrário de todo o marcador, e das suas dezenas de o-rings que são sempre lubrificados com massa dow55, estes dois o nosso amigo Bob recomenda que sejam com óleo...pois faça-se segundo a sua vontade!
Por fim, monta-se tudo e....MUITO IMPORTANTE: antes de colocar o engine de volta, insere-se o pressure tester e confirmam-se as pressões.
Bom Trabalho
aalto- Operador
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Localização : Soure, Portugal
Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac
Parabéns Aalto! Esteiamos a categoria em grande estilo!!!
Eu nunca tinha visto uma M-Tac desmontada.
Esse Pressure Teste é específico para marcadores de paintball?
Eu nunca tinha visto uma M-Tac desmontada.
Esse Pressure Teste é específico para marcadores de paintball?
Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac
Esse Pressure Teste é específico para marcadores de paintball?
Pior ainda Marcos...é especifíco para marcadores Bob Long, da série "Marq"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e pior ainda...um colega meu tentou ajustar o dele a olha, e pôs o marcador em overpressure
quando me trouxe para regular, eu inseri, dei ar...e pum!...rebentou com os ponteiros dos mostradores!
tivemos que pedir novos mostradores vindos dos states!...
aalto- Operador
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Localização : Soure, Portugal
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