Reencenadores da 2° Guerra mundial

 :: Miscelânea :: Buteco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reencenadores da 2° Guerra mundial

Mensagem por Marcos RS em Ter Set 03, 2013 11:03 am

Como todos sabem sou um grande entusiasta da Segunda Guerra Mundial, a Operação Nordwind, evento de comemoração de nosso aniversário, é prova disso. Faz umas duas semanas que tive a honra de conhecer um verdadeiro reencenador, o grande Jean Carlos Gomes, alguém tão espetacular que apesar do recente contato já o considero um amigo.

O artigo abaixo é de sua autoria e pode ser lido na íntegra aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Para quem gosta da 2ª grande guerra esse texto é um preciosidade...


Reencenadores da 2° Guerra mundial

Era um final de semana como todos, estava indo ao centro pagar umas contas, ouvi dizer que tinha uma exposição do Exército na Getulio Vargas.
Por ser caminho aproveitei parei lá, entrei no aglomero.
Meu rico…que engraçado que interessante, quanta coisa de guerra.  Como não entendo dessas coisas doidas vou só olhar para não passar vergonha.
Nossa olha a grossura da lata desse jipe…queria um desses só pra ir trabalhar.
Olha que tanque de guerra pequeno…deve ser da guerra do Paraguai.
Ta doido como é quente dentro dessa tenda, quanta coisa cara pra vender…e o gordinho fantasiado de soldado ta me dizendo que é tudo militaria. Ta mais para velharia.
Puts cadê meu celular pra tirar uma foto dessa enfermeira. Ó que bonitinha, igualzinha os filmes de guerra, até manchas vermelhas imitando sangue no avental tem. Olha só que pastor alemão grandão, será se morde?….não gostei do dono do cão, achei metido a valentão.
Puxa, meu sobrinho de 7 anos ia adorar estar aqui, pena que ele mora lá na Barra.
Ei…alto lá!   Nunca vi soldado de 50 anos?  Milico barbado fora de forma?  Militar em serviço dando gargalhada?  Isso aqui não é exposição do Exército, e porque essa gente está usando farda, coturno, esse monte de coisa pendurada nesse sol escaldante? Estão brincando de soldado? É mesmo? Que mico…  

E aí, gostaram da crônica? Tentei narrar os sentimentos de uma pessoa que visita pela primeira vez um evento temático com a finalidade de reunir colecionadores de militaria, Entusiastas e Reencenadores da 2° Guerra Mundial.

Quem visitou em 2010 o  22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB deve saber do que estou falando pois é comum o público se sentir inquieto, curioso, em alguns momento até ameaçado quando visita um espaço temático composto de equipamentos bélicos, armas desativadas, veículos antigos, pessoas usando fardas autênticas, bandeiras e canções militares.
Essa estranheza é devido ao nosso padrão cultural.
Uma pessoa comum colecionar ou ter o hábito de estudar a história é um passatempo saudável e socialmente aprovado. Mas o sujeito ali não é militar, não é ator, muito menos ex-combatente vestir farda, botas, capacete balístico, cachimbo e até penteado de acordo com a época..com certeza é uma atitude que gera muita estranheza para os não adepto.  

Essas pessoas que se transformam em história são chamados de REENCENADORES HISTÓRICOS.

E o que é REENCENADORES: são pessoas comuns, em sua maioria amadores que se dedicam vivamente em transmitir a história viva para o público. Tornando seu passatempo em atividade educativa.
O historiador José Bittencourt resumidamente afirma que essa atividade “ trata-se de um curioso tipo de passatempo muito comum nos países de língua inglesa: um bando de marmanjos se junta e representa, em escala menor, batalhas de diversas guerras, ou até mesmo a vida em um quartel. Enfim, nada mais que a popular “brincadeira de soldado”, só que com equipamentos cujo preço total pode chegar até 15.000 dólares. Como diz o ditado, “o que separa os homens dos meninos é o preço de seus brinquedos“

Por ser tratar de amadores extremamente motivados por uma causa íntima, muitas vezes é difícil para o público entender o que levam uma pessoa fazer o que fazem. E essa simples explicação ajuda quebrar aquela inércia entre o público e os reencenadores que narrei no inicio desse artigo.

Pois o objetivo de todos reencenadores é tornar a história viva e através de eventos dar ao público a oportunidade de se aproximar, conversar, perguntar, fotografar e quem sabe se tornar mais um entusiasta.  



Atirador em um ninho de M1919 Bronwing calibre .30



(fonte: Cowboys do asfalto)





(fonte: Cowboys do asfalto)







(fonte: Cowboys do asfalto)




 Foto de Edu Petrone



Demonstração de exame médico de prisioneiros
(fonte: Invisionfree)

Vale lembrar que reencenadores podem se dedicar há qualquer época histórica.
Aqui no Brasil é comum grupos dedicados reencenação da Paixão de Cristo. No Rio Grande do Sul é tradição a reencenação da Batalha do Pulador , espetáculo que reuni milhares de pessoas. E se for olhar por esse angulo nossos Rodeios Crioulos é uma forma das pessoas comuns manter a história viva reencenando ao pé da letra o modo vida dos antigos.


E o último lembrete!!!

Nenhum Reencenador faz o que faz para apoiar, incentivar e divulgar algum tipo de regime politico, ideologia, filosofia, discriminação, ódio racial ou fanatismo.  Quaisquer destas atitudes serão repudiadas pelo grupo que possui estatudo e uma responsabilidade social a ser cumprida, que é a Educação.


Gostou do assunto? Algumas páginas dedicadas e recheadas de fotos sobre o assuntos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] FEB Reenactors

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Dogs of War

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Muitas fotografias sobre

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]  e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Vídeo do  Combate do pulador que é reencenado anualmente, e ocorreu no dia 26 de junho de 1894.

_________________
avatar
Marcos RS
Admin e Cmdt. Porcos Selvagens
Admin e Cmdt. Porcos Selvagens

Mensagens : 1827
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : Joinville-SC / GAÚCHO
Federado FPESC : 0001

Ver perfil do usuário http://www.porcosselvagens.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Miscelânea :: Buteco

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum