[Manutenção] Bob Long M-Tac

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Manutenção] Bob Long M-Tac

Mensagem por aalto em Ter Mar 06, 2012 11:04 am

Manter uma M-Tac em perfeito funcionamento (e de acordo com as indicações do fabricante) implica seguir o seguinte plano de manutenção:
- 5000 tiros: limpeza, inspecção e lubrificação de o-rings, limpeza e lubrificação do proficiency engine.
- 10.000 tiros: passos anteriores + limpeza, inspecção e lubrificação dos pistons de HPR e LPR.
- 20.000 tiros: passos anteriores + limpeza e lubrificação do o-ring do poppet.

No nosso caso, efectuamos a operação referente aos 10.000 tiros, com a decisão prévia de substituir todos os o-rings, pois esta M-Tac veio para as nossas mãos já “out-of-the-box”, uma vez que está muito dificil comprar estas peças.

Aqui está ela: A M-Tac! (nesta fota está com cano da TM7)

E aqui está o material usado, orings e mais orings comprados on-line em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], um site que aconselho vivamente pela forma rápida e atenciosa com que atendem e enviam o material. Um kit para 5 rebuilds custa 10$, ou seja mudar todos os orings deste marcador ficou por pouco mais de 1€!!! Mais cara foi a ferramenta de pressure test (48$), mas que é essencial para manter um fluxo de ar sempre ajustadinho, especialmente num marcador que funciona a 80 psi!!!! Isso mesmo...80! E nem por isso a chamaram de fenómeno, estão a entender-me?

Passo 1: tear down
O marcador é muito fácil de abrir, apenas com 2 medidas de parafusos e sempre a apertar/desapertar em aluminío. Rapidamente ficamos reduzidos a três peças onde vamos trabalhar: punho+receiver, engine e upper block.

Passo 2: manutenção do HPR
Retira-se o parafuso que segura o falso mag, e seguidamente o parafuso de ajuste de velocidade, este último é um “sem-fim” que ao ser retirado da mag permite extrair o piston HPR, que vamos limpar, mudar os orings e re-lubrificar.


)
Passo 3: manutenção do LPR
O piston LPR está preso ao upper block por quatro parafusos, e um tubinho que é a sonda de ar. Removem-se os parafusos e o tubinho de ar, e seguidamente saca-se a cabeça do LPR, que não é mais do que um grande parafuso cujo curso serve para afinar a pressão no piston.
Uma vez sacado o piston fora, limpa-se a câmara com um cotonete, substitui-se o oring e torna-se a lubrificar. Concluída a operação torna-se a montar tudo com o cuidado de não apertar a cabeça toda, pois assim não temos margem para afinar.




Passo 4: ajuste das pressões do LPR
Insere-se o pressure tester, na mesma posição em que entra o engine (com o cuidado de lubrificar os próprios orings do tester). Pressuriza-se o marcador, e acerta-se o HPR para um valor de 235 psi utilizando o parafuso de ajuste da velocidad e lendo no mostrador da esquerda do tester. Despressuriza-se o marcador, e torna-se a pressurizar para ajustar o LPR para 75psi, rodando a cabeça do piston e lendo as pressões no mostrador colocado na traseira da ferramenta.

Limpa-se o engine (que está cá fora, mas esqueci-me de fotografar, ver imagem 2), substitui-se os orings (6!!!!) e torna-se a montar com cuidado para não trincar os o-rings na janela que existe no upper block!
Monta-se o marcador...et voilá!
Parece o demónio a bufar!

Orings substituídos...


para completar o post sobre a manutenção da Bob Long M-Tac, falta o último trabalho a efectuar, e que se deve levar a cabo a cada 20.000 tiros (10 cx de bola).


Trata-se da limpeza e manutenção daquilo a que os americanos chamam o motor (neste modelo foi baptizado "proephency engine"), e que não é mais do que o conjunto poppet+bolt.

1. Remoção

Depois de abrir o marcador (separando a casca superior da inferior), é preciso desaparafusar um "sem-fim" que está colocado mesmo na traseira do engine, recomendo muita cautela nesta operação e sobretudo no re-aparafusamento, pois este parafuso é de aço e aperta directamente no corpo de aluminío, como fica um pouco à justa graças ao adaptador do stock, é fácil encavalitar o parafuso e moer o aluminío (mais macio).


2. Extracção

Retirado o parafuso, saca-se a totalidade do "engine" pela traseira do marcador, a operação é simples, o único cuidado suplementar é guiar com a mão os o-rings laterais que ao passar naquela abertura que o marcador tem nas cascas, tem tendência a trincar.


3.Componentes

Uma vez retirado, uma ideia assalta-vos o espírito: "onde é que eu já vi isto?". Isso mesmo o tal "phenomeno" que traz a flex valve, com extracção traseira, se calhar...humm...humm.
Bom, não interessa! De volta ao trabalho. Podem distinguir-se aqui 3 componentes claramente: o backblock, á esquerda; a câmara do poppet, ao centro; e o por fim o bolt no extremo direito.


4. Manutenção do Backblock

Separa-se o backblock, removendo três parafusos "sem-fim" que estão bem visíveis. Porém coloco aqui esta foto para chamar a atenção de um PORMAIOR, na parte superior (tendo o engine na mesma posição em que está no marcador) existem dois furinhos. Quando tornarem a montar o backblock é indispensável que respeitem esta posição, se os furos ficarem lateral ou inferiormente, o marcador não funciona.


De seguida limpa-se a peça, e inspecciona-se o o-ring que está no seu topo, é importante que esteja perfeito, pois é este que aguenta as trocas de pressão na câmara. No entanto como é apenas um o-ring destinado a garantir a estanquidade do ar (não é de fricção), se ele não tiver trincado (e não é suposto que esteja), basta limpar e re-lubrificar com doww55. A técnica de lubrificagem é sempre a mesma: não coloquem a massa directamente no o-ring, em vez disso encham a ranhura onde este assenta, uma vez colocado o o-ring a pressão faz o resto.


5. Manutenção do poppet

A operação mais complexa deste segmento, é retirar o bolt, uma vez que este está inserido no eixo através de uma ranhura (não tem qualquer parafuso) e é preciso um pouco de fé para acreditar que a nossa força manual vai retirar a cabeça do bolt, sem empenar o eixo. Se estiver dificíl (já me aconteceu) o segredo é calçar bem o eixo (por exemplo com uma peça de madeira), e com uma pequena peça metálica (ex. um pequeno escopro) bater nas abas da inserção do bolt. Se isto for muito para vocês...peçam ajuda. O excesso de voluntarismo pode empenar o eixo e deitar tudo a perder.


De seguida abre-se a câmara, desenroscando, e retira-se o poppet. Para além das evidentes limpezas e manutenção dos o-rings visíveis, chamo a atenção para quatro muito importantes (estes sim são de fricção, pelo que recomendo a sua substituição), um está debaixo do vedante branco de teflon, os outros dois estão nos extremos do cilindro (câmara) e é onde trabalha o poppet, olhem lá para dentro com calma, retirem-nos com mais calma ainda, e tornem-nos a por com mais paciência ainda.
O último está localizado no topo do poppet, e tem um diâmetro de parede tão fino que o melhor é mesmo mudá-lo.


By [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

6. Manutenção do bolt

Uma vez tornado a montar tudo, resta lubrificar os o-rings na cabeça do bolt. O trabalho é tão óbvio que nem poria aqui, mas há uma situação que vale a pena ter em conta: ao contrário de todo o marcador, e das suas dezenas de o-rings que são sempre lubrificados com massa dow55, estes dois o nosso amigo Bob recomenda que sejam com óleo...pois faça-se segundo a sua vontade!


Por fim, monta-se tudo e....MUITO IMPORTANTE: antes de colocar o engine de volta, insere-se o pressure tester e confirmam-se as pressões.

Bom Trabalho
avatar
aalto
Operador
Operador

Mensagens : 109
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Soure, Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac

Mensagem por Marcos RS em Ter Mar 06, 2012 12:53 pm

Parabéns Aalto! Esteiamos a categoria em grande estilo!!!

Eu nunca tinha visto uma M-Tac desmontada.

Esse Pressure Teste é específico para marcadores de paintball?

_________________
avatar
Marcos RS
Admin e Cmdt. Porcos Selvagens
Admin e Cmdt. Porcos Selvagens

Mensagens : 1827
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : Joinville-SC / GAÚCHO
Federado FPESC : 0001

Ver perfil do usuário http://www.porcosselvagens.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac

Mensagem por Schroeder05 em Qua Mar 07, 2012 11:22 am

muito bem explicado, parabens!

_________________

Ricardo Schroeder
Porcos Selvagens - Paintball Team
avatar
Schroeder05
Subcomandante Porcos Selvagens
Subcomandante Porcos Selvagens

Mensagens : 391
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Joinville

Ver perfil do usuário http://www.porcosselvagens.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac

Mensagem por aalto em Qui Mar 08, 2012 5:59 am

Esse Pressure Teste é específico para marcadores de paintball?

Pior ainda Marcos...é especifíco para marcadores Bob Long, da série "Marq"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

e pior ainda...um colega meu tentou ajustar o dele a olha, e pôs o marcador em overpressure

quando me trouxe para regular, eu inseri, dei ar...e pum!...rebentou com os ponteiros dos mostradores!

tivemos que pedir novos mostradores vindos dos states!...
avatar
aalto
Operador
Operador

Mensagens : 109
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Soure, Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Manutenção] Bob Long M-Tac

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum